Meu Melhor Louvor

A verdadeira adoração ao Pai

A verdadeira adoração ao Pai

Todos nós lemos o capítulo 4 do livro de João, onde Jesus conversou com a mulher samaritana e vemos aquela discussão que costumava haver entre judeus e samaritanos, sobre qual era o lugar certo para adorar a Deus. Jesus não mantém silêncio nas palavras da mulher samaritana de que o lugar correto de adoração era Samaria e não Jerusalém, as palavras de nosso Senhor são as seguintes:

21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 

22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.

João 4:21-22

Jesus fala com ela de uma maneira muito clara e sem cobrir nada da “verdade de Deus” e diz para ela: “você adora o que você não conhece”. Em suma: “você adora a Deus, mas você não conhece a Deus. Imagine, caro leitor, que golpe duro deve ser para esta mulher samaritana ouvir estas palavras da boca de Jesus. Talvez ela tenha pensado que passou toda a sua vida adorando um Deus que conhecia, mas agora encontra Jesus lhe dizendo que eles não conheciam o que eles adoravam. Você conhece o deus que você adora? Você sabe o suficiente sobre o seu Deus? Tente não estar no mesmo lugar que esta mulher. Há tantos irmãos em nossas congregações que levantam as suas mãos e cantam todos os louvores e não sabem nada sobre Deus, eles só ouviram falar de um Deus, mas eles não têm um relacionamento pessoal com aquele Deus.

Jesus continua e diz:

23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

Aqui Jesus está falando de algo que já estava chegando, algo que está se aproximando, mas que é agora, e se podemos dizer que aquele tempo esteve próximo, mas mais perto do que “já tinha chegado”. Talvez você vai se perguntar que Jesus foi seguido por muitas pessoas, mas essas pessoas não seguiram Jesus como seu “Senhor (Kyrios)” e “mestre (depostes)”, eles não viram Jesus como aquele que tinha a palavra absoluta e como único Senhor (Kyrios). Eles só queriam um Jesus que respondesse às suas necessidades humanas, curas, milagres e tudo mais, mas esta não é a adoração que o Pai procura, para a qual o Pai não encontrou verdadeiro louvor neles.

Continua:

24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Devemos entender três coisas importantes sobre este versículo: 1) Deus é Espírito, 2) Você deve adorá-lo, 3) Sua adoração deve ser em espírito e verdade. Em nosso ponto número 3, surge uma pergunta: Podemos adorar a Deus com falsidade? Claro, sim, o povo de Israel o fez: O Senhor diz:

Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim e, com a boca e com os lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste  em mandamentos de homens, em que foi instruído;

Isaías 29:13

Não caiamos no mesmo erro do povo de Israel e do povo de Samaria, adoremos a Deus em espírito e verdade, de todo coração, que seja um louvor sincero, uma vida oferecida a Deus em sacrifício vivo todos os dias.

Louvar a Deus com instrumentos musicais
3 Pontos essenciais a levar em conta na hora de ouvir música cristã
Sair da versão mobile