No Antigo Testamento, Deus era muito zeloso do louvor e sabemos com certeza que até hoje ainda é, que Ele quer santidade no louvor, que não acrescentemos ao louvor mais do que devemos acrescentar. O livro de Levítico, capítulo dez, nos conta uma história um tanto obscura, mas ao mesmo tempo nos mostra quão zeloso é nosso Deus com o louvor, vejamos o que aconteceu com os filhos de Arão:
1 E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e puseram incenso sobre ele, e trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que lhes não ordenara.
2 Então, saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor.
Levítico 10:1-2
Nós tomaremos estes versos como uma ilustração, mas não sem antes destacar a impressionante morte dos filhos de Arão. Qual foi o problema com Nadabe e Abiú? Seu grande erro foi exatamente o mesmo que muitos líderes de louvor evangélico estão cometendo até hoje. Nadabe e Abiú haviam feito algo que o Senhor Deus nunca lhes ordenara: eles ofereceram fogo estranho diante de Deus. Algo muito importante que pode nos ajudar nessa história é: “e ofereceram fogo estranho diante do SENHOR, o qual ele nunca lhes ordenou. Dois pontos: 1) eles ofereceram fogo estranho 2) Deus não os havia ordenado a fazer isso. É verdade que muitos dos louvores que cantamos hoje são canções completamente anti-bíblicas, outros são apenas piano e bateria, mas quando vamos ao conteúdo deles não encontramos o Deus das Escrituras.
Muitos artistas estão produzindo “fogo estranho” no louvor de hoje, é incrível, mas quando olhamos para seu conteúdo e música não vemos nada de espiritual nisso, vemos fogo estranho e coisas que Deus não lhes mandou a fezer. Irmãos, devemos ter algo em mente, e é que todos os que foram chamados ao ministério, devem estar sujeitos à palavra de Deus, seja artista, pastor, mestre, etc. Todos os nossos ministérios giram em torno da palavra de Deus, e se tentarmos incluir algo mais do que as Escrituras, então estamos fazendo o mesmo que Nadab e Abihu, estamos trazendo fogo estranho e fazendo coisas que Deus não nos disse para fazer.
O louvor é algo muito delicado, e oramos a Deus para permitir que façamos apenas a vontade Dele. Concluímos com esta frase do pastor David Wilkerson: “Estou cansado da música que faz os jovens pularem em vez de dobrarem os joelhos”.