Como aprender a tocar algo difícil

Um erro que muitos músicos cometem quando na hora aprender a tocar uma peça ou um exercício musical que consideram difícil, é que a partir do primeiro momento eles o fazem em alta velocidade, quando na realidade, se você quer dominar alguma coisa, você deve começar uma velocidade lenta e aumentar gradualmente até que você domine a peça ou exercício na velocidade real. Aqui estão algumas dicas para dominar uma peça difícil.

Analise a peça ou o exercício

Antes de você começar a praticar uma peça ou exercício musical, você deve analisar o que está acontecendo dentro dela, de modo que o que você vai fazer seja feito com consciência. Verifique o tom, analise a progressão harmônica, as alterações, as mudanças de tom, a melodia. Se um áudio estiver disponível, ouça-o antes de tentar, para ter uma ideia geral de como tudo está indo.

Pratique devagar

Não se preocupe com a velocidade, ela chegará sozinha quando você dominar a peça exercício. No começo você deve praticar devagar para registrar a peça ou exercício no seu cérebro. Quando você praticou a peça em velocidade lenta várias vezes, você notará que os dedos farão tudo sozinhos, sem que você pense sobre isso, então o tempo virá para aumentar a velocidade.

Pratique as partes mais difíceis

Ao longo de uma peça musical ou exercício musical, você encontrará passagens fáceis que ficarão bem na primeira vez. Você também encontrará passagens que não ficarão bem na primeira vez. Aquelas passagens que não ficam bem na primeira vez você deve prestar atenção. Quando você está praticando e você se encontra com uma parte que você não pode fazer em baixa velocidade, pare nessa parte e tente várias vezes, se possível em uma velocidade ainda mais lenta, até que você aprenda bem essa parte e ela se saia bem. Depois que a parte sair bem, você pode continuar.

Pratique por partes

Outro erro comum em muitos músicos é que eles querem fazer a música inteira na primeira tentativa. O melhor é ir em partes. Aprenda a introdução bem. Quando você tiver a introdução pronta, vá para a estrofe. Se a estrofe já estiver pronta, vá para a próxima parte, seja para o pré-refrão ou para o refrão. y así sucesivamente. O mesmo com os exercícios. Não passe para o compasso 10 se você ainda não dominar o compasse 8.

Criatividade

Quando você dominar o exercício ou peça musical e puder fazê-lo na velocidade certa, não fique lá. Tente dar um toque pessoal. Você pode mudar o tom, ritmo, fraseado, etc. Existem infinitas possibilidades. Deixe sua mente voar e criar sua própria versão. Lembre-se, a música não é apenas uma execução do seu instrumento, é uma expressão.

...
Aline Barros lançará programa web ao vivo
Inquérito: "Não é música que mantém as pessoas nas igrejas"