O louvor é extremamente importante nas Escrituras, já que fomos feitos para louvar a Deus. O profeta Isaías declara: “A todos os que são chamados pelo meu nome e os que criei para a minha glória, os formei, e também os fiz” (Isaías 43:7). Todos nós, como cristãos, fomos chamados para dar glória a Deus e anunciar sobre Ele a toda pessoa.
A Bíblia também nos diz que todo ser vivo deve adorar a Deus, toda a criação deve render glória ao Deus Todo Poderoso e único Deus verdadeiro:
Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!
Salmos 150:6
O louvor tem poder? A Bíblia também nos diz que em uma ocasião que Paulo e Silas foram presos começaram a cantar e as cadeias quebraram e as portas da prisão foram abertas.
Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam.
Atos 16:25
No louvor há poder, nos hinos cantamos com todo nosso coração dando glória ao Senhor, nesses hinos há poder e eles dão glória ao único Deus verdadeiro. Então, aqui estão algumas frases ditas pelos pastores sobre louvar a Deus:
“Deus nunca se agrada de uma adoração ignorante ou de uma adoração que não esteja fundamentada no conhecimento de Deus”.
R.C. Sproul
“A adoração a Deus é nosso mais alto privilégio e maior responsabilidade. Quando o adoramos, estamos finalmente cumprindo o propósito para o qual fomos criados”.
Paul Washer
“Então concluí que a essência da adoração não é externa, nem são atos localizados, mas uma experiência interna, dirigida a Deus, que não ocorre fundamentalmente nos serviços da igreja (embora sejam importantes) mas, fundamentalmente, nas expressões cotidianas de lealdade a Deus, em nossa vida sexual, na maneira como administramos nosso dinheiro, ou que guardamos nossos votos matrimoniais, ou que falamos de Cristo.”
John Piper
“Vamos caminho à glória, então cantemos enquanto completamos nossa jornada; e como a cotovia canta quando levanta voo, batendo as asas ao ritmo da música e aumentando o seu canto à medida que se eleva no ar, que assim aconteça conosco em nossa ascensão rumo aos portões do céu: todo dia um salmo, todas as noites uma marcha tenha sido completada e que nos aproxime de casa, mais perto da música do céu e com maior capacidade de imitá-la.”
Charles Spurgeon
“Em Malaquias, Deus ensina que não aceita adoração diferente daquilo que ele prescreveu. No culto não basta sinceridade; precisamos cultuar a Deus como ele determinou. Não podemos inventar maneiras de adorar a Deus; o culto que agrada a Deus busca adorá-lo como ele revelou que deseja ser adorado”
Augustus Nicodemus
“Adoração é a respiração do povo cristão”.
Otto Sánchez
“Nossa adoração não é menos sobrenatural do que a experiência de Israel no deserto. É infinitamente mais que isso. Nós emergimos das sombras para a realidade”.