O salmo 146 pertence a uma série de cinco salmos conhecidos como “os Salmos Aleluia”. Ao longo do livro dos Salmos podemos ler sobre vitórias, derrotas, pecados, dúvidas, aflições, guerras, inimigos, baixas e altas, etc. No entanto, nesta série de salmos “aleluias”, só encontramos louvor ao nosso Deus. O salmista abre seu cântico com as seguintes palavras:
1 Louvai ao SENHOR! Ó minha alma, louva ao SENHOR!
2 Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto viver.
Salmos 146:1-2
Uma ordem a nossa alma para que louve a Deus
Esta canção começa diretamente com a palavra “louvor”, que dá uma exortação à sua própria alma para que louve a Deus. Ele diz: “Ó minha alma, louva ao SENHOR!”. Isso também nos convida a entender que o louvor é algo que deve sair da nossa alma, que deve fluir do nosso espírito. Lembremo-nos de que Deus corrigiu o povo de Israel porque seu louvor não veio do coração, e aqui o salmista tem muito claro que o louvor que Deus aceita é o que vem do coração.
Louvarei a Deus enquanto viver
Dizer estas palavras não é tão simples quanto parece. Você louvará o Senhor enquanto viver? Este louvor de Deus pela toda a nossa vida vai além das palavras, é demonstrar com fatos que realmente louvamos ao Senhor, e o salmista está dizendo que louvará ao Senhor continuamente, progressivamente, que sempre cantará salmos diante do Senhor.
Será que realmente cantaremos salmos diante do Senhor, independentemente das circunstâncias pelas quais passamos? Há uma história que pode nos deixar saber o quanto significa louvar a Deus com nossas vidas e sempre guardar louvor em nossas bocas, e é a história de João Huss, e este foi um homem que morreu na fogueira (queimado) por causa do Evangelho e é dito que enquanto ele estava sendo queimado ele cantou hinos a Deus e proferiu as seguintes palavras:
“Para esse Evangelho estou aqui e estou aqui com coragem e alegria, pronto para sofrer esta morte. O que ensinei com minha boca, selarei agora com minha sangue”.
Louvar a Deus pode envolver muitas coisas queridos irmãos. Portanto, pedimos que você sempre louve a Deus, de coração, para nos dar forças para louvá-Lo em todos os momentos, bem como Huss, independentemente da mais terrível circunstância da vida.