Canterei a Ti, minha glória, e não ficarei calado

O Salmo 30 é possivelmente a dedicação de Davi a Deus pela futura construção do templo, pois seu título diz: “Salmo cantando na dedicação da casa”. Embora se deva notar que o Salmo nunca menciona nada sobre o templo ou sua construção, que Salomão edificaria.

Independentemente de quem e para que o salmo foi escrito, devemos ter em mente que Deus é quem transforma nosso lamento em dança e põe um louvor em nossos lábios.

Há um coro baseado neste salmo que diz o seguinte:

Tu mudaste meu lamento em baile, me cingiste todo de alegria, portanto a ti cantarei gloria minha, gloria minha, e só a ti cantarei gloria minha, gloria minha.

Agora vamos ver o que o salmista diz em seus últimos três versos deste grande salmo:

10 Ouve, Senhor, e tem misericórdia de mim;
Senhor, sê tu o meu auxílio.

11 Mudaste o meu pranto em dança,
a minha veste de lamento em veste de alegria,

12 para que o meu coração
cante louvores a ti e não se cale.
Senhor, meu Deus,
eu te darei graças para sempre.

Salmos 30:10-12

Por que cantamos para Deus? O salmista diz que ele canta para Ele porque Deus mudou seu lamento em dança e tirou sua tristeza e a transformou em alegria. Ó amados irmãos, podemos cantar da mesma maneira, já que Deus é quem, no meio de nossa dor, nos faz sorrir e estar completamente em paz.

Oh glória das alturas, oh minha glória, oh Deus da minha alma, agradecemos por Teu amor que é perpétuo, por Tua graça que não tem limites, por Tua misericórdia, sim, por essa misericórdia que Tu tiveste connosco.

E por tudo o que Deus fez por nós, não ficaremos calados, mas diremos como este salmo: “Senhor, meu Deus, te louvarei para sempre”.

...
Louvem a Deus pois só o seu nome é exaltado
Bendizei nosso Deus