O Salmo 45 é atribuído aos filhos de Coré. Alguns teólogos como C.S Lewis relacionam esse salmo com o Natal, como o nascimento do grande guerreiro e do grande Rei: Jesus Cristo. A verdade é que esse salmo é uma total exaltação a Deus, um cântico especial para o único Deus e Rei.
O salmista disse:
O meu coração ferve com palavras boas; falo do que tenho feito no tocante ao rei; a minha língua é a pena de um destro escritor.
Salmos 45:1
O salmista começa pedindo a Deus que ferva seu coração com uma boa palavra, e este é um bom começo, pois ele se deixou inspirar por Deus na hora de cantar sua canção, porque nós, como seres humanos mortais, só podemos dar bons louvores a Deus se Ele é quem nos inspira a fazê-lo.
Ele continua dizendo que dirige seu canto ao Rei. Alguns comentaristas acreditam que isso foi escrito sobre o casamento de Salomão, outros veem um caráter messiânico, isto é, como se estivessem falando sobre a pessoa do próprio Cristo.
Independentemente de ter sido escrito para Salomão ou representar Cristo, devemos saber nossa canção e nosso melhor louvor deve ser para Cristo, Ele é merecedor de toda glória e louvor.