Um louvor que vence as circunstâncias

Como cristãos, fomos chamados para louvar a Deus, independentemente da situação pela qual estejamos passando. Isso foi demonstrado por todos aqueles que serviram a Deus na Bíblia, eles não dependiam das circunstâncias para abençoar o nome de Deus, senão era uma expressão de gratidão, fosse bom ou mau o que estivessem passando.

Nós, como humanos, tendemos a ficar zangados com Deus quando estamos passando por momentos cruciais, mas esquecemos todas as coisas boas que Ele nos deu: família, emprego, amigos, sua igreja, etc. Não devemos cair nessa tolice, mas devemos abençoar a Deus o tempo todo.

Temos muitos exemplos nas Escrituras, de homens louvando a Deus nas piores circunstâncias. Davi abençoou o nome de Deus mesmo quando Saul o perseguia. Sadraque, Mesaque e Abednego abençoaram a Deus quando foram jogados em uma fornalha ardente de fogo. Daniel louvou a Deus, apesar de ter sido expulso com os leões. E precisamos mencionar todos os homens de Deus que viviam correndo daqui para lá, que eram pobres por causa do reino de Deus.

Ó amados irmãos, a Bíblia nos diz repetidas vezes que devemos abençoar o nome de Deus. Devemos louvar a Deus porque Ele fez maravilhas em nossas vidas:

Ó Senhor, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza.

Isaías 25:1

Devemos louvar a Deus porque este é um mandato para tudo que respira:

Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.

Salmos 150:1

E, finalmente, devemos louvar a Deus mesmo que estejamos em nossa pior situação, como é o caso de Paulo e Silas, que, enquanto presos pelo evangelho, cantaram hinos a Deus:

Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.

Atos 16:25

...
A glória de Deus se manifestará em nós e nossas bocas cantarão louvores
Cantarei ao Senhor com alegria, porque Sua misericórdia me sustenta