Inquérito: “Não é música que mantém as pessoas nas igrejas”

Quando um membro tem que decidir entre ficar em uma congregação ou partir para outra, a música ou a entrada de um novo pregador não são aspectos muito importantes que são levados em conta ao tomar essa decisão, já que, de acordo com um inquérito, a maioria do povo cristão baseia essa decisão em doutrina ou teologia.

Provavelmente hoje em dia muitas pessoas que ouvem músicas modernas querem cantar aqueles antigos hinos que costumavam cantar anos atrás, da mesma forma, se voltarmos aos antigos hinos, haverá outro grupo que desejará os hinos modernos. De acordo com a pesquisa da LifeWay Research, as pessoas provavelmente não deixarão a igreja por causa do tema “estilo de adoração”.

Então, se a música não é a principal razão pela qual as pessoas deixam a igreja, qual é? Deixamos o seguinte inquérito que determina por que a maioria das pessoas muda de congregação.

No inquérito, os entrevistados foram apresentados com diferentes opções para selecionar todas as que se aplicam, por que eles mudariam sua congregação. Os pontos apresentados foram: Amigos que pararam de ir àquela igreja, conflitos com alguém, mudança no estilo musical, não se sentem necessitados, diferenças nas visões políticas, um membro da família quer mudar, um pastor foi embora, o estilo da pregação mudou, mudança, mudança de doutrina na igreja.

Apenas cinco por cento deixaria sua atual congregação sobre o assunto da música; nove por cento fariam isso por não concordar com as opiniões políticas da igreja; 12% se um pastor sair. Mas a maioria, 54%, mudaria sua congregação se a igreja que freqüentassem mudasse sua doutrina.

Certamente, a teologia desempenha um papel muito importante em nossas congregações, e também a maioria dos conflitos que sofremos hoje como igreja se devem a questões teológicas que nunca terminam.

Teologia tende a ter um impacto sobre as pessoas, ao contrário da música.

Então, deixe-nos saber nos comentários quais dessas causas selecionadas no inquérito faria você mudar para outra congregação.

...
Como aprender a tocar algo difícil
Kirk Franklin é criticado por não pregar em evento importante